Django v1.0 documentation

Guia de instalação rápida

Antes que você possa utilizar o Django, você precisará instalá-lo. Nós temos um guia completo de instalação que abrange todas as possibilidades; este guia irá guiar você em uma instalação simples e mínima que será suficiente durante a leitura da introdução.

Instalando o Python

Sendo um framework web Python, o Django requer Python. Ele funciona com qualquer versão desde a 2.3 até a 2.6 (devido a questões de incompatibilidade retroativa no Python 3.0, o Django atualmente não funciona com o Python 3.0; veja a FAQ do Django para mais informações sobre as versões suportadas do Python e a transição para o 3.0), mas nós recomendamos instalar o Python 2.5 ou posterior. Se fizer isso, você não precisará configurar um servidor de banco de dados: o Python 2.5 ou posterior inclui uma base de dados leve chamada SQLite.

Baixe o Python em http://www.python.org. Se você estiver rodando Linux ou Mac OS X, você provavelmente já possui ele instalado.

Django com Jython

Se você usa Jython (Uma implementação Python para a plataforma Java), você irá precisar seguir alguns passos adicionais. Veja Rodando Django no Jython para detalhes.

você pode verificar se o Python está instalado digitando python em seu terminal; você deve ver algo como:

Python 2.5.1 (r251:54863, Jan 17 2008, 19:35:17)
[GCC 4.0.1 (Apple Inc. build 5465)] on darwin
Type "help", "copyright", "credits" or "license" for more information.
>>>

Configurando um banco de dados

Se você instalou Python 2.5 ou posterior, você pode pular este passo agora.

Se não, ou se você gostaria de trabalhar com uma engine de banco de dados "grande" como o PostgreSQL, MySQL, ou Oracle, consulte a informação sobre instalação de banco de dados.

Remova qualquer versão antiga do Django

Se você está atualizando sua instalação do Django, você vai precisar desinstalar a versão antiga do Django antes de instalar a nova versão.

Instale o Django

Você tem três opções fáceis para instalar Django:

Warning

Se você fizer um dos dois primeiro passos, mantenha seus olhos longe das partes da documentação marcadas como novo na versão de desenvolvimento. Esta frase marca características que estão disponíveis apenas na versão de desenvolvimento do Django; Se você tentar utilizar elas com uma release oficial elas não irão funcionar.

É isso!

É isso! -- Agora você pode avançar para o tutorial.